quinta-feira, 14 de julho de 2016

Campbelltown, Austrália

Bem diferente da Ásia, sabíamos que na Austrália nossos custos seriam BEM mais altos, tanto com alimentação, como hospedagem e transporte. Analisamos algumas possibilidades de reduzir esse custo de alguma forma e a maneira que encontramos foi através do Workaway.
Workaway é um site que conecta pessoas que estão dispostas a trocar algumas horas de trabalho por hospedagem e alimentação. Pode ser trabalho em hostels, ONGs ou até mesmo em casas de família, que foi o nosso caso em Sydney. Na verdade a família que ficamos hospedados moravam em Campbelltown, uma cidade a cerca de 1h de trem de Sydney.
Ficamos 2 semanas com eles e foi uma experiência muito legal. A família era divertida e sempre nos deixaram bem à vontade. Conversamos bastante sobre os mais variados assuntos, foi bom pra praticar o inglês. O trabalho consistia em ajudar com alguns afazeres da casa, alimentar os animais (cães, galinhas, patos, passarinho e alpacas) e passear com o cachorro.

A primeira semana foi puxado, mas a segunda foi bem relax, não fizemos quase nada. Em troca de 20h de trabalho por semana, tínhamos um quarto privado com banheiro, que ficava em uma parte externa da casa, todas as refeições incluídas e os finais de semana livres, nos quais acabávamos indo para Sydney aproveitar a cidade. Durante a semana depois de concluir nossas tarefas ficávamos por Campbelltown mesmo. Às vezes saíamos para passear de bike ou andar de kart. A casa que estávamos ficava fora do centro da cidade, era mais no estilo de sítio, o terreno era bem grande que tinha até uma pista de kart nos fundos e claro, eles tinham seus próprios karts, mas só podiam ser usados em dias de chuva ou com a pista molhada porque com o terreno seco levanta muita poeira e fica impossível de enxergar qualquer coisa. A chuva apareceu alguns dias e pudemos aproveitar e brincar um pouquinho. Foi a primeira vez que andamos em um kart no barro e não no asfalto.

Dhrawal National Park
É um parque nacional enorme com diversas trilhas e um rio que corta o parque inteiro. Ficava próximo da casa que estávamos, fomos pedalando até lá em um dia de folga. Chegando lá, deixamos as bikes de lado e fomos fazer algumas trilhas e explorar o parque. Uma das trilhas levava até Minerva Pool, uma piscina natural formada no meio do rio. O lugar é lindo, é possível tomar banho e mergulhar de cima das pedras. Porém, como era inverno e estava bem frio, não nos atrevemos a entrar na piscina.

Bungonia Park
Outro parque nacional gigantesco que fica a quase 2 horas ao sul de Sydney, fomos para lá junto com a família que nos hospedou e aproveitamos o dia inteiro. Fizemos uma das trilhas disponíveis (Trilha Vermelha) que foi bem puxada. Levamos quase 5 horas para cumprir todo o trajeto que incluiu uma íngreme descida até o fundo do vale, onde caminhamos ao longo do rio e sobre enormes pedras. Caminhar pelas pedras foi a parte mais divertida, pois não havia uma trilha demarcada, tínhamos que inventar nosso próprio caminho. Fomos subindo, descendo, pulando e algumas vezes quase engatinhando para passar por alguns caminhos. Em um momento tivemos que atravessar um pequeno riacho que era rasinho. Tivemos que tirar os tênis e encarar a água ULTRA gelada para atravessar. Nós rimos demais com a gritaria que cada um fazia ao meter os pés na água gelada!

Durante a caminhada paramos para descansar, tomar água e comer alguma coisa por algumas vezes. Nossos lanches eram sanduíches de manteiga de amendoim, frutas e biscoitos. A subida de volta foi cansativa demais! Estávamos exaustos, tivemos que parar diversas vezes para tomar água e recuperar o fôlego. No final da trilha, para compensar, demos de cara com alguns cangurus, mas não demorou muito para eles saírem pulando assim que nos aproximamos muito. No trajeto de volta, no carro, avistamos mais centenas deles, um inclusive cruzou subitamente na frente do carro e por pouco não foi atropelado.